Tendo sido atribuída uma Menção Honrosa, na categoria de Melhor Museu Português, pela APOM, o Museu Municipal de Almeirim é um espaço de cultura e tradição onde pode viajar no tempo e redescobrir a história de um povo à beira Tejo plantado.

Having won an award for Honourable Mention for Best National Museum, by APOM, the Municipal Museum of Almeirim is a place of culture and tradition where you can travel back in time and rediscover the history of a people on the verge Tagus planted.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Peça do mês de Abril

Instituição/Proprietário: Câmara Municipal de Almeirim
Super Categoria: Etnologia
Categoria / Subcategoria:  Actividades Lúdicas / Brinquedos
Denominação Habitual: Barco (miniatura)
Identificação
Nº (s) de Inventário: 231
Descrição: Miniatura de barco, constituído por um segmento de cortiça com formato elipsoidal representando o casco, escavado no interior onde encaixa outra peça da mesma forma de madeira. A metade do seu comprimento e disposto perpendicularmente, encontra-se um segmento rectangular de madeira, que representa o mastro, e cuja extremidade inferior é de secção circular. No mastro encontra-se fixo um pedaço de pano de forma triangular que simula a vela. A um terço do seu comprimento para um dos lados temos um pedaço de cortiça de forma cúbica com um pequeno canudo de ferro que simula um canhão; no outro terço do seu comprimento para o outro lado, temos outra peça de cortiça, com ameias e um prego com parte circular na extremidade que simulam o volante do barco. Na proa do barco temos um pequeno parafuso de argola que servirá para a passagem de um cordel.
Elemento de um conjunto: Não
Identificação Técnica:
Matéria: madeira; cortiça; ferro; pano.
Técnica: talhe.
Dimensões:
Altura: (cm) 13
Largura: (cm) 7
Comprimento: (cm) 18
Conservação:
Estado: Razoável
Data: 14/01/2011
Intervenções de Conservação e Restauro: Não teve.
Datação:
Época/Período Cronológico: Século XX d. C.
Localização: Reservas.

 

Sem comentários: